domingo, 28 de dezembro de 2008

A Região do Campo das Vertentes Mesorregião do Campo das Vertentes-Municípios por Microrregiões

Origens Campo das Vertentes - Minas Gerais, Brasil


A Região do Campo das Vertentes

Mesorregião do Campo das Vertentes

Municípios por Microrregiões

1. A Região do Campo das Vertentes

Por que Campo das Vertentes? Certamente, não é só pelo fato de lá nascer e correr fluentemente muitos e muitos rios. Acontece que esses rios contribuem enormemente para a formação de três grandes bacias. Duas de âmbito nacional: O Paraíba do Sul e o São Francisco. A de âmbito internacional é o caudaloso Paraná. Os afluentes do Paraíba do Sul são o Rio Pomba que nasce nas proximidades de Barbacena e o Rio Paraibuna que nasce na Serra do Ibitipoca. Na Serra do Ouro Branco, contravertente do Piranga, nasce o afluente do Rio Grande, importante tributário do Paraná, o famoso Rio das Mortes e o Rio Elvas. No sentido Sul-Norte nascem os rios que vertem para o São Francisco. Entre Conselheiro Lafaiete e Carandai, na Serra da Noruega nasce o Paraopeba. Em Pedra do Indaiá, Serra do Tamanduá nasce o Rio Lambari. O Rio Pará nasce em Desterro.

* História
* Lista das Cidades

Todos os direitos reservados. As Minas Gerais
© Copyright www.tratosculturais.com.br
e-mail


2. Mesorregião Campo das Vertentes

Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.


3. Municípios por Microrregiões

Microrregião é, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, um agrupamento de municípios limítrofes. Sua finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual.

Entretanto, raras são as microrregiões assim definidas. Consequentemente, o termo é muito mais conhecido em função de seu uso prático pelo IBGE que, para fins estatísticos e com base em similaridades econômicas e sociais, divide os diversos estados da federação brasileira em microrregiões.


::: Mesorregião Campo das Vertentes - Municípios por Microrregiões :::
Microrregião Lavras
28 - Carrancas 33 - Ijaci 31 - Ingaí
32 - Itumirim 29 - Itutinga 34 - Lavras
30 - Luminárias 36 - Nepomuceno 35 - Ribeirão Vermelho
Microrregião São João Del Rei
26 - Conceição da Barra de Minas 21 - Coronel Xavier Chaves 17 - Dores do Campo
22 - Lagoa Dourada 14 - Madre de Deus de Minas 27 - Nazareno
13 - Piedade do Rio Grande 19 - Prados 23 - Rezende Costa
24 - Ritápolis 20 - Santa Cruz de Minas 12 - Santana do Garambéu
15 - São João Del Rei 25 - São Tiago 18 - Tiradentes
Microrregião Barbacena
08 - Alfredo Vasconcelos 10 - Antônio Carlos 09 - Barbacena
16 - Barroso 04 - Capela Nova 05 - Carnaíba
06 - Carandaí 02 - Desterro do Melo 11 - Ibertioga
07 - Ressaquinha 01 - Santa Bárbara do Turgúrio 03 - Senhora dos Remédios

http://caetano7.multiply.com/

2 comentários:

caetano trindade disse...

http://www.arteuniversal.com.br/index.htm

pessoal veja este site

http://cipotaneativa.blogspot.com

http://www.omelhordaweb.com.br/poesias

bambuamarelo chopoto disse...

http://bambuamarelo.blogspot.com/
Prezados Intern-Autas,
O nosso blog está aberto para todo tipo de debate, bem como propôr concretas aktions políticas e culturais em Minas Gerais. O blog do Bambu amarelo é uma proposta de discussion regional a nível global. Por isso está a question da política na regiäo da Mantiqueira, como Barbacena, Desterro do Melo, Alto Rio Doce, Cipotânea e regiäo do Xopotó e Vale do Piranga com adjacências em Rio Espera, Lamim, Itaverava, Senhora de Oliveira, Piranga, etc.
Também queremos deixar aqui um apelo ecológico, porque o desmatamento estäo secando os córregos e minguando suas águas, devido a esse desmatamento das fontes ribeirinhas deixa nos muito preocupado, porque até agora nenhum concreta medida foi tomada. Agora me pergunto, como será o tal chamado grande rio Doce que nasce na serra da mantiqueira e vai desembanhar se no mar em Espirito Santo! Por isso, a tentativa de salvar estes rios que banham Cipotânea: Rio xopotó, rio espera e rio brejaúba. é um dever e uma obrigacäo de exigir do governo e também agirmos.
esta é a idéia.Existe já muitas iniciativas. aqui vai o meu cumprimento ao jornal caverna mineira, ao poeta Adailton Moreira. saudaciones, ao jornalista Fabricio Miranda e outras entidades mais. sem falar das congadas. necessitamos também de um arquivo para tal, a cultura, um museu da memória, da danca, do folclore, dos contos, enfim da tradition e a criacao de novos empregos... preservando o meio ambiente e sustentando nossas familias. este é o ideal o regional no global, somente assim iremos captar o mundo global.

http://pt.netlog.com/clan/Rioxopotoesperabrejauba